Quem somos

A Companhia do Jogo é um grupo profissional de teatro, sedeado em Albergaria-a-Velha e integrado na associação cultural AlbergAR-TE, criado a partir do trabalho de Victor Valente, diretor artístico do grupo. A Companhia do Jogo afirma-se como estrutura profissional desde 2007, com a montagem de Café Valentin.

A Companhia do Jogo pretende ser uma equipa de produção e criação artística permanente, diversificada e pluridisciplinar, abordando o teatro nas suas múltiplas vertentes.

Para além do seu trabalho de criação teatral, a Companhia do Jogo realiza, regularmente, toda uma série de ações de formação relacionadas com o teatro e o espetáculo. De entre estas atividades é de destacar, a OficinaTeatroJovem, destinada a jovens dos 13 aos 19 anos que nos últimos anos (2012, 2013, 2014) participou no projeto PANOS da Culturgest.

Não confinando a sua actividade à região onde está sediada, pretende ser um importante pólo de dinamização cultural do concelho e da região, captando novos públicos para o espetáculo teatral.

Até ao momento, a CJ montou 8 espetáculos: Café Valentin, sobre textos de Karl Valentin, O Carro dos Loucos, espectáculo de rua de criação colectiva sobre uma ideia de Victor Valente, Jorge! de Anthony West, Dois Perdidos Numa Noite Suja” a partir do texto de Plínio Marcos e O Elefante não entra na jogada, espectáculo para todos com base numa história de António Torrado, Piolhos e Atores de Sanchis Sinisterra, Viagem dum homenzinho, mala na mão, cheia de sonhos e objetos – o regresso, criação de Victor Valente e Perdição – exercício sobre Antígona de Hélia Correia.

Para além do diretor artístico, a Companhia do Jogo assenta também na participação permanente de Ângelo Castanheira e de Tucha Martins, figurinista e assessora plástica.

Já deram o seu contributo artístico à Companhia os atores e atrizes Victor Valente, Ângelo Castanheira, Catarina Aidos, Raquel Campos, Jeanneth Vieira, Tiago Vouga, Maria João Mata, Vanessa Martins, David Valente, Mafalda Portela, Joana Ratola, Mário Rui Filipe, Daniela Marques, Susana Paiva, Carlos Henriques, Daniela Cardoso, Andreia Silva, António Morais, Andreya Silva, entre outros, e o músico Hugo Miranda.